A arte de montar e liderar equipes vencedoras
Sex, 30 de Novembro de 2012 13:24
Evaldo Costa
 
Um dos grandes segredos do sucesso é conseguir montar e manter equipes vencedoras. Nunca foi simples identificar, atrair, contratar e manter em nosso time os melhores profissionais do mercado. "Aquele que nunca aprendeu a obedecer não pode ser um bom comandante" - Aristóteles.
 
No entanto, há no mundo dos negócios muitos exemplos de líderes que nos mostraram que vale a pena persistir na busca de desenvolver a arte de liderar líderes. Aliás, o que não faltam são exemplos de empreendedores magníficos que em suas épocas souberam transformar os seus negócios em rios de dinheiro.
 
Como você deve estar imaginando, estamos falando de homens como Lee Iacocca, ex-CEO da Chrysler; Jeff Bezos, CEO da Amazon.com; James Burke, ex-CEO da Johnson & Johnson; Michael Dell, CEO da Dell Computers; Peter Drucker, educador e autor; Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve; William Gates, presidente da Microsoft; Steven Jobs, CEO da Apple Computer; Ted Turner, fundador da CNN; Sam Walton, fundador do Wal-Mart; Jack Welch, ex-CEO da General Electric; Ricardo Semler, presidente da Semco S/A; Antônio Ermírio de Moraes, presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim; entre outros.
 
Diante de tantos astros não poderíamos deixar de citar Michael Eisner, um dos maiores ícones na área de negócios em todo o mundo. Entre 1984 e 2005, ele ocupou a função de CEO da The Walt Disney Company. Com maestria, Eisner revitalizou, reinventou e transformou a Disney no maior império de entretenimento do mundo. Em sua gestão, a Disney passou de US$ 1,7 bilhão para mais de US$ 30 bilhões de faturamento.
 
Piratas do Caribe e Uma Linda Mulher foram apenas alguns dos grandes sucessos nascidos em sua gestão, isso sem falar na série de televisão Lost. Sob sua liderança, foram inauguradas a Disneyland Paris, Tokyo DisneySea e Hong Kong Disneyland. Além de ter aberto hotéis e ter adquirido a Capital Cities/ABC, que inclui a rede de televisão ABC líder de audiência em 1977. "O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta" - Niccolo Maquiavel.
 
O que há em comum entre esses homens? Muita coisa é claro, mas uma é inegável: todos provavelmente foram mestres na arte de escolher seus colaboradores. De fato, quando o assunto é montar equipes de vencedores, sempre haverá algo novo para apreender. No entanto, vale a pena começar por alguns ensinamentos básicos que costumam proporcionar ótimos resultados. Daí, se você deseja estruturar a sua equipe e contar com os melhores profissionais, você poderá recorrer à figura ilustrativa a seguir e adotar o seguinte método de avaliação:
  • Os que tiverem alta motivação e pouca técnica você deverá treiná-los, pois é provável que obterá bons resultados se agir assim.
  • Para os que tiverem alta motivação e muita técnica recomenda-se criar novos desafios. Se você for capaz de desafiá-los poderá contabilizar bons frutos.
  • Os que tiverem muita técnica e baixa motivação o melhor caminho será mantê-los motivados. Agindo assim, você perceberá o quanto eles se tornarão produtivos.
  • Já os de pouca técnica e baixa motivação o melhor caminho é o da rua. Dispense-os o quanto antes, pois eles dificilmente lhe renderão resultados satisfatórios.
 
Você se considera um líder preparado para liderar e fazer a diferença? Pense no que disse John Bogle: "líder é aquele que escolheu liderar". Se essa foi a sua escolha: mãos à obra, que os liderados estão prontos para lhe seguir. Pense nisso e ótima semana.
 
Evaldo Costa é bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Coach credenciado pelo ICI com especialização em varejo no exterior. Atualmente, exerce a função de diretor-presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil onde presta consultoria a empresas do varejo, profere palestras em temas como vendas, motivação e atendimento ao cliente e atua como facilitador em treinamentos. Atua também como professor de cursos de MBA para diversas entidades. Como escritor, possui diversos artigos publicados em jornais e revistas. O livro "Como Garantir Três Vendas extras Por Dia?" é sua produção intelectual mais recente.
 
Schuch Birô - Web & Criação
Avenida Brasil, 50, sala 305
Centro - Portão/RS
CEP: 93180-000

Fone: (51) 3562-1087
Schuch Birô - Web & Criação