O que é liderança e quais são suas funções?

Segundo Katz e Kahn, a definição de liderança é geralmente relacionada ao exercício de influência ou poder social, e afirmam: “consideramos a essência da liderança organizacional como o incremento influencial além e acima do cumprimento mecânico das diretivas rotineiras da organização. Tal incremento influencial decorre do fato de que os seres humanos, ao invés de computadores, é que se acham em posições de autoridade e poder”.

O termo liderança é utilizado, normalmente, com três significados diferentes:

a) Atributo de uma posição – trata-se da liderança hierárquica em que, dependendo da posição que o indivíduo ocupa na escala de hierarquia, tem maior ou menor “dose” ou quantidade de liderança.

b) Conjunto de características de uma pessoa – refere-se às características de personalidade que tornam uma pessoa mais apta a exercer a liderança. Algumas delas, comumente detectadas, são fluência, simpatia, assertividade, senso de justiça, equilíbrio emocional, entre outras.

c) Categoria de conduta – consiste em um conjunto de fatores, específicos para a situação em que a liderança é exercida. Este conjunto de características pode ser desenvolvido por meio de treinamentos (é comum ouvirmos falar em “treinamentos para a formação de líderes”).

Nunca foram tão importantes os chamados “atributos de liderança” como no momento em que vivemos, em um ambiente em acelerada mudança. Este conjunto é muitas vezes chamado de “poder de influência”.

A influência é uma força psicológica, uma decorrência da interação entre pessoas, em que uma age de maneira a modificar o comportamento das outras, de maneira intencional.

Podemos conceituar líder, portanto, como aquele que dirige, influencia, coordena, desperta a motivação de um grupo, contando com a participação espontânea do mesmo.

De outro lado, sabemos que um chefe – muitas vezes nomeado e imposto – não é obrigatoriamente um líder. Segundo Williams (1972, p. 93):

Evidentemente, a liderança é baseada na autoridade, porém não são necessariamente a autoridade de status e aquela do cargo que possibilitam a um homem realmente liderar. É possível respeitar um título e, ao mesmo tempo, desprezar seu titular, ainda que faça tudo o que ele nos ordenar.

Isso nos leva a aprofundar as funções do líder, e vamos buscar a mais completa abordagem deste ponto, feita por Krech e Crutchfield (1961). Estes autores falam de treze funções da liderança, que achamos importante que vocês conheçam:

  1. Coordenar as atividades do grupo, atuando de forma centralizadora.
  2. Planejar buscando, individual e coletivamente, as melhores formas de alcance dos objetivos do grupo.
  3. Definir políticas, sempre que possível de forma participativa com o grupo.
  4. Atuar como especialista, utilizando conhecimentos específicos da sua função.
  5. Representar externamente o grupo, tornando-o “visível” e comunicando-se com outros grupos.
  6. Controlar as relações internas, com a finalidade de promover um clima grupal propiciador à consecução dos objetivos do grupo.
  7. Distribuir recompensas e sanções, considerando-se que elas são de diversas naturezas, materiais e não materiais.
  8. Servir como exemplo do grupo, já que ele é tomado como modelo pelos seus membros.
  9. Simbolizar o grupo, representando-o, como já dissemos, e conservando-lhe a unidade.
  10. Substituir certas responsabilidades individuais, que lhe são investidas pelo grupo.
  11. Definir a ideologia grupal, constituindo-se em fonte de valores, crenças e normas.
  12. Substituir a figura paterna, centrando em si identificações, transferências dos membros do grupo.
  13. Constituir-se em “bode expiatório” (scapegoat), pois o grupo canaliza para ele, além dos sentimentos positivos, desilusões e frustrações.

FONTE: Este conteúdo foi extraído do livro Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão, escrito por Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Elma Correa de Lima e Márcia Souto Maior Mourão Sá.