8 dicas para elaborar um bom currículo
Para elaborar um bom currículo, você precisa redigir um documento em que constem as principais informações sobre sua trajetória, competências e expectativas profissionais. Essas informações devem estar escritas de forma clara, objetiva e confiável de forma a atrair a atenção do recrutador para a oportunidade que você deseja.
Afinal, um currículo é como um cartão de visitas e, quando bem feito e apresentado, deixa uma boa impressão, aumentando as chances de um convite para uma entrevista, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo.
Por isso, é importante que em seu currículo constem as seguintes informações.
1. Informações Pessoais
Na parte superior da página de seu currículo, insira informações pessoais importantes para que o recrutador possa lhe contatar e ter uma ideia de sua disponibilidade de acesso à empresa. Mencione seu nome completo, telefone, e-mail e endereço. Se julgar oportuno, informe também sua idade, estado civil, modalidade de habilitação, condução própria e links de suas redes sociais.
2. Foto
Ainda que não seja um item obrigatório, incluir a sua foto é um diferencial em seu currículo. Coloque sua foto na parte superior, de maneira que fique destacada junto com seus dados pessoais. Para saber mais dicas sobre a importância de uma boa foto no currículo, acesse aqui no blog nosso artigo “É importante incluir foto no currículo?”
3. Objetivo
Deixe claro em primeiro plano qual é o seu objetivo profissional, especificando para qual função ou área você está qualificado e com expectativa de trabalhar.
Porém, ao enviar o seu currículo para uma vaga que corresponde exatamente a sua busca, coloque neste campo o título do cargo, a fim de enfatizar seu interesse.
Caso esteja em busca da sua primeira oportunidade profissional, você pode mencionar isto como seu objetivo. Se preencher os requisitos e tiver disponibilidade para programas de estágio ou de jovem aprendiz, é possível também incluir esta informação.
4. Resumo Profissional
Logo após o campo do “objetivo”, você pode redigir um ou dois parágrafos resumindo as principais experiências, competências e qualificações desenvolvidas ao longo de sua carreira, as quais considera importante destacar.
5. Formação
Neste espaço, mencione as instituições de ensino regular que você frequentou ou está frequentando, preferencialmente em ordem decrescente. Informe o nome da instituição, a formação realizada, a data de conclusão com mês e ano ou se ainda está em andamento. Caso esteja em andamento, cite o turno e o semestre (ou ano) que está frequentando.
Se você tiver várias formações, liste duas ou três que você acredita que se destacam para o cargo.
6. Experiência
Aqui você deve listar suas três últimas experiências profissionais ou aquelas que você julga ser oportuno enfatizar. Liste estas experiências também preferencialmente em ordem decrescente, citando o nome da empresa, o cargo ocupado, o período de atuação (informando, no mínimo, o mês e ano de ingresso e saída) e as atividades exercidas.
Se tiver alcançado resultados significativos em determinado cargo ou projeto, é importante também mencioná-los.
Caso seja seu primeiro emprego, você pode descrever outras atividades realizadas como programas de aprendizagem, estágios, atividades temporárias ou participação em feiras, pesquisas e projetos escolares/acadêmicos.
7. Qualificações
Inclua neste item cursos livres que você tenha realizado formalmente ou qualificações que você tenha desenvolvido ao longo da sua trajetória, tais como informática, idiomas ou outros conhecimentos específicos da área ou cargo de interesse. Se for um curso, mencione o nome do curso, carga horária, instituição e data de conclusão. Caso seja uma qualificação ou conhecimento específico, seja claro quanto à sua definição, nível de proficiência ou domínio e breve descrição do modo como foi adquirido, conforme exemplos abaixo:
- Conhecimento avançado da região nordeste do estado do RS, adquirido durante sete anos atuando como motorista carreteiro.
- Espanhol em nível intermediário adquirido através de intercâmbio cultural para o Uruguai, onde residi por seis meses.
8. Informações Adicionais
Utilize este campo para registrar outras informações relevantes para o cargo desejado ou para respaldar suas qualificações, tais como premiações e destaques recebidos, participação em projetos, feiras, simpósios e viagens de negócios, disponibilidade de mudança de endereço ou de viagens, trabalhos voluntários, entre outras. Cite a atividade desenvolvida com uma breve descrição, juntamente com o local e o período.
E aí, essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim e que possam contribuir para que você elabore um ótimo currículo. Mas se quiser nosso apoio neste processo, entre em contato. Nossa equipe tem profissionais qualificados que podem lhe ajudar a elaborar um currículo customizado para você.