É importante incluir foto no currículo?

Como já escrevemos no artigo “8 dicas para elaborar um bom currículo”, incluir a foto não é obrigatório, mas apresentar uma boa foto é sem dúvida um diferencial para destacar o seu currículo.

Embora hoje seja muito comum publicarmos nossas imagens de maneira informal nas redes sociais, o currículo é um documento que ainda exige maior formalidade. Por esse motivo, é importante escolher bem a foto que irá constar nele.

Como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras” e apresentar a sua foto com uma postura profissional, além de causar uma boa impressão, contribui para que o recrutador associe mais facilmente o seu currículo a você, aumentando suas chances de ser lembrado entre tantos candidatos.

Por outro lado, uma foto mal feita pode comprometer o seu currículo e suscitar um pré-julgamento ruim. Portanto, para não errar, escolha uma foto mais tradicional, no estilo 3X4, em que você esteja sozinho e com um fundo neutro, como uma parede branca, cinza, bege ou outra cor clara. Também é importante que o fundo não contenha muitos acessórios decorativos para não interferir no destaque à sua imagem.

Você deve tirar a foto do seu rosto bem enquadrado de frente ou levemente de lado, aparecendo do ombro para cima, sem mostrar o restante do seu corpo e evitando fazer poses. Procure adotar uma postura que transmita naturalidade e profissionalismo ao mesmo tempo cuidando para não ficar com uma expressão muito fechada. Se preferir, sorria discretamente, demonstrando simpatia.

Use camisas ou blusas preferencialmente de cor única e com tons neutros. Também é importante estar com o cabelo alinhado, moderar na maquiagem e no uso de acessórios para garantir a discrição.

Evite fotos muito informais, com bonés, roupas de academia, de praia, de times de futebol, de partido político, chamativas ou justas, com decotes acentuados ou com o corpo excessivamente à mostra, assim como aquelas tiradas em momentos de lazer com familiares, amigos e colegas, tais como festas, bares, shows, clubes e passeios de férias.

Da mesma forma, cuide com sua expressão, que, conforme já falado, deve no máximo mostrar um sorriso. Expressões insinuando beijos, sinal de “certinho”, “hang loose” e outras não são adequadas para constar em currículos. Lembre-se: seu currículo é um documento para sua apresentação profissional e sua foto nele deve estar alinhada a este propósito.